sexta-feira, março 11, 2005

NC Fonte ATX

Como faço para testar (ligar) fontes ATX fora do gabinete, sem conectá-la à placa-mãe? Nas fontes convencionais, basta ligar a fonte que ela "arma", mesmo fora do micro. Como fazer isso em fontes ATX?

Para fazer com que fontes ATX liguem sem estarem conectadas à placa-mãe, basta aterrar o pino PS-ON da fonte de alimentação, isto é, conectar o pino PS-ON (pino 14) ao terra (pinos 3, 5, 7, 13, 15, 16 ou 17). Como em geral o PS-ON é um fio cor verde, basta ligar o fio verde da fonte ao fio preto, através de um pequeno fio ou mesmo um clips de papel aberto.

Na Figura 1 você pode observar a pinagem dos fios da fonte ATX, para caso você tenha dúvida na localização dos pinos, bem como saber os pinos correspondentes às tensões de alimentação.

É válido lembrar que muitas vezes fontes indicam tensão de alimentação correta quando testadas com um multímetro, porém não funcionam corretamente quando há uma carga aplicada, isto é, quando são conectadas à placa-mãe. O defeito mais comum em fontes de alimentação é ela não conseguir fornecer corrente suficiente. Nesse caso, as tensões estarão sendo apontadas como boas porém o micro não funciona corretamente (sintomas típicos são micros que dão resets aleatórios ou desligam sozinhos sem mais nem menos). Dessa forma, a forma mais segura de se testar se a fonte está boa ou não é por substituição.


Figura 1: Pinagem utilizada por fontes ATX.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?